Veja + após o anúncio
A atividade física se torna ainda mais essencial após os 50 anos. Se antes a motivação era principalmente manter o peso sob controle, nessa fase o foco passa a ser preservar a massa muscular, proteger a densidade óssea, reduzir dores e retardar os efeitos do envelhecimento. Manter-se ativo melhora o bem-estar geral e contribui para a autonomia e qualidade de vida.
Para ajudar nesse processo, sete exercícios simples podem ser feitos em casa - todos voltados ao fortalecimento, estabilidade e mobilidade.
Veja também
- Levantamento terra com halteres: trabalha toda a cadeia posterior, incluindo glúteos, posteriores da coxa, lombar e core. O movimento consiste em abaixar os halteres mantendo a coluna neutra e retornar à posição inicial contraindo os glúteos.
- Agachamento: exercício funcional essencial para preservar força, equilíbrio e independência. Deve ser feito com pés afastados na largura dos quadris, coluna reta e descida controlada, como se fosse sentar em uma cadeira.
- Flexão de parede: fortalece peito, ombros e braços. É acessível, não requer equipamentos e ajuda em movimentos do dia a dia, como empurrar objetos. Basta aproximar o peito da parede com controle e retornar.
- Desenvolvimento de ombros: mantém a mobilidade dos ombros, fortalece deltoides, tríceps e core. Pode ser feito em pé ou sentado, elevando os halteres acima da cabeça e retornando lentamente.
- Prancha: um dos exercícios mais completos sem equipamento, trabalha core, glúteos, ombros e pernas. O importante é manter o corpo alinhado e evitar arquear a lombar.
- Ponte de glúteos: fortalece glúteos, lombar e o assoalho pélvico, ajudando na postura e no alívio de dores. Consiste em elevar os quadris até formar uma linha entre joelhos e ombros e retornar de forma controlada.
A combinação desses exercícios - simples, acessíveis e eficazes - ajuda a manter força, estabilidade e mobilidade após os 50 anos, contribuindo para uma vida mais ativa, saudável e independente.
Matérias relacionadas
Mãe pela 3ª vez, Maíra Cardi revela problema de saúde da filha bebê na UTI após o nascimento e pede orações aos fãs
Como está Isabel Veloso após transplante de medula? Pai da influencer atualiza estado de saúde da filha, com câncer há 4 anos
Por que Gisele Bündchen não come pasta de amendoim? Motivo é relacionado a saúde e não é alergia